Você já ouviu falar em habit tracker? Não tem ideia do que seja? É basicamente um sistema de organização para você rastrear seus hábitos. Mas calma, é mais simples do que parece! Serve para você poder controlar os hábitos que está tendo (ou não) ou para os que você quer começar a ter. Quer saber mais? Vem comigo!
O que?
No nosso dia-a-dia temos diversas ações que realizamos repetidamente e muitas vezes no automático e por isso não temos a noção da frequência com que fazemos. Assim, o habit tracker funciona como um acompanhamento dos seus hábitos, ou seja, para você poder acompanhar sua rotina e saber o quê, quando e até quanto está ou não fazendo algo.
Como?
É simples, para fazer o habit tracker basta fazer um registro, isto é, anotar todos os dias ou com a frequência de tal hábito para conseguir acompanhar quando acontece e para continuar acontecendo, sem quebrar a rotina, até fazer sem pensar.
Mas, para isso, é necessário inicialmente saber qual hábito você quer rastrear. Um hábito que você já tem e quer controlar? Ou um hábito que quer implementar na sua rotina? É muito importante saber quais hábitos você vai colocar no seu tracker e mais importante ainda, não coloque muitos de uma vez! Comece com um ou dois para poder se concentrar neles e se dedicar de verdade!
Além disso, quando escolher eles, foque nos detalhes. Se suas anotações forem muito vagas a chance de funcionar é menor! Então anote tudo bem específico… o que você vai fazer, com que frequência ou em que momento, quantidade, tudo!
Outra coisa, não é para funcionar como uma cobrança, ok?! Independente de qual hábito seja, tem que ser algo que *você* realmente queira, para fazer bem para você! Por que assim serão atividades que você queria realmente fazer a vai se motivar a continuá-las! Pense em o que quer ter no seu dia-a-dia para tornar sua rotina melhor e mais divertida, para aproveitar melhor seu tempo e com mais vontade!
Leia também:
- Detox Digital: Dicas para ter equilíbrio no mundo digital
- 25 Hábitos simples e eficientes para mudar a sua vida
- 6 Motivos para usar um planner!
Exemplos
Ok, entendi como funciona, mas e na prática?
Vamos supor que você quer começar a beber 3 L de água por dia e começar uma rotina de exercícios físicos. Pois bem, primeiro em cada dia do seu planner você deixa um espacinho só para isso. Para a água, escolha uma garrafinha que goste e anote cada vez que tomar ela inteira. Por exemplo, se sua garrafinha tem 500 ml, você precisa tomar 6 delas ao longo do dia, então cada vez que tomar uma, lá no planner coloca um “check”.
A mesma coisa para o exercício, seja em casa ou na academia, toda vez que você fizer anote. E o importante que já comentei, seja específica! Coloque por exemplo “fazer 30 minutos de exercício toda manhã” e a cada vez que realizar anote! Assim você consegue saber se está realizando, quando e quantas vezes!
E, é claro que você só vai rastrear aqueles hábitos que você realmente quer ter um controle, né? Mas aqui vai alguns como diquinhas para um começo:
- Alimentação (para se alimentar mais saudável; ver quantas vezes está comendo fast food ou doces; para acompanhar uma dieta; etc.)
- Estudos (para novas línguas; algum assunto que te interesse; para escola ou faculdade; etc.)
- Sono (quanto tempo de sono; hora de acordar/dormir)
- Autoconexão (atividades relaxantes; ler; meditar; yoga; ver um filme; etc.)
- Humor (será que estou mais animada? triste? estou com boas energias?)
Há muitos hábitos que realizamos, comece pelo que mais desejar!
Se parar para pensar, temos inúmeros hábitos todos os dias, toda hora. Reflita aquele que você quer rastrear e vai em frente! Mas não esqueça, é para ser algo gostoso de acompanhar, um jeito de se organizar e qualificar melhor seu tempo. Pode fazer com alguns hábitos e ir trocando ou continuar controlando, o que for mais legal para você!
Está pronta para começar seu habit tracker? Me conta aqui, por qual você vai começar?